Gostaria de explicar algumas diferençaS entre nós Veteros Catolicos da Igreja Fidelitas das Americas e da Igreja Catolica Apostolica Romana (Icar) para evitar confusões com a mesma.
A palavra Catolica significa universal , pois Cristo foi universal veio para todos ,brancos,pretos,vermelhos amarelos ,gays,lesbicas, Heteros , transexuais etc.
Somos parte da grande igreja Catolica (universal) una santa Apostolica , (porém não romana) mais nao quer disser que não temos um Carinho pelo saudoso PAPA FRANCISCO ,bem pelo contrario queremos que ele cada vez mais continue esse Homem de Deus humilde e santo , oremos sempre pelo PAPA FRANCISCO , a prova disso que em nossa paroquia temos uma foto dele !
Será que a Igreja Católica Romana, excomungou a Igreja Vetero Católica?
A Igreja Vétero Católica nunca foi excomungada. Sofreu uma estratégia política e Roma nunca resolveu o problema. Na década de 1960 que a Igreja de Roma começou a investigar o que exatamente aconteceu, e em 4 de março de 1966, o Cardeal Agostino Bea, após analisar o caso todo, escreveu um documento formal dizendo que ele não poderia encontrar delito contra a Igreja Vetero Católica e a censura foi oficialmente removida. Ele disse: “Embora a Igreja de Utrecht sofreu uma GRANDE injustiça, espero que voltem um dia, a ter união com a Igreja de Roma.”
A Igreja Católica Apostólica Romana, Considera válido o sacerdócio da Igreja Católica Vetero?
A Igreja Vétero Católica é parte do corpo “católico” e seguimos os ensinamentos universais da igreja santa, católica e apostólica. Por esta razão, Roma diz que são “válidos em sacramentos e ordens.” Mantivemos intacta a sucessão apostólica, e por esta razão, os nossos bispos são bispos católicos e os nossos padres são padres católicos. Quando administram os sacramentos, são os mesmos sacramentos recebidos do clero romano.
Como faz a Igreja Vetero Católica em relação ao papado?
Nosso Senhor disse a São Pedro “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Cristo perguntou-lhe quem foi Apóstolos Pedro avançou com a fé de Pedro respondeu corretamente. A fé de Pedro era a “pedra” e, portanto, reconhecer a Pedro como “o primeiro entre os Apóstolos”, mostrando a fé de que o Senhor estava olhando. Todos são iguais Apóstolos como Cristo mandou e vemos Pedro como o “primeiro entre iguais”. O sucessor de São Pedro, o Papa, é o primeiro entre iguais e é eleito por seus pares para governar a Igreja. Por esta razão, nós oramos pelo Santo Padre durante o Cânon da Missa, como oramos por nosso próprio bispo e todos os bispos da Santa Igreja Católica.
Então, o que nós pensamos a igreja Vétero Católica sobre a infalibilidade papal ?
Todos os apóstolos do Senhor são “iguais” como Cristo mandou todos os bispos são sucessores dos apóstolos compartilhar o mesmo poder. Toda a autoridade da Igreja está nos Bispos Ortodoxos católicos, unidos pela profissão de fé, dos sacramentos, do reconhecimento mútuo e intercomunhão atual. O episcopado é uma instituição divina que governa a Igreja Universal. Ninguém é infalível, porque o homem, por natureza, está sempre sujeito ao erro e ao pecado. O Papa é o “primeiro entre iguais” e apenas como a “voz de seus pares” para a Igreja Católica Romana. O Papa não é infalível, mas prega fé infalível. Se nos lembrarmos que Pedro, o “primeiro entre os Apóstolos” foi também a princípio negou e negou Cristo três vezes. Então percebemos que ninguém é infalível.Porém se tem um carinho enorme pelo PAPA a qual nos oramos para que seja firme e fiel guiando a igreja de Roma , em particular esse novo Papa Francisco .
Como pensa a Igreja Vétero Católica sobre o Concílio de Trento (1545) e o Concílio Vaticano II (1964)?
Os bispos presentes no Concílio de Trento e do Vaticano II eram bispos católicos romanos não estavam presentes os bispos católicos e ortodoxos da Igreja Universal. Por esta razão, estes conselhos não são reconhecidos como “ecumênico” da Igreja Universal. Algumas mudanças que surgiram após estes conselhos foram boas, mas não tem de obedecer completamente. Um conselho só pode ser “infalível” quando todos os bispos católicos e ortodoxos se juntam ecumenicamente para saber a opinião de toda a Igreja. Isso só acontecer quando todos os bispos do cisma e da separação se unirem de todas as extremidades da terra.
Pode um padre Vétero Católico se casar?
Considerando-se que a Igreja Católica tem sido em torno de mais de 2000 anos, descobrimos que o celibato é uma inovação na Igreja (Concílio de Trento 1545). Na igreja primitiva, os diáconos, padres e bispos deviam se casar. Vários dos Apóstolos eram casados e na Epístola de São Paulo (I Tim), encontramos uma exortação aos bispos podem ter apenas uma esposa!
Muitas das Igrejas Orientais que estão unidos com a Igreja Romana tem padres casados.
Os Vetero católicos, devem seguir os ensinamentos anteriores da Igreja e, por isso, preferimos que os homens escolham seu estado de vida dentro da Igreja. Muitos sacerdotes preferem o celibato e outros o casamento, neste caso é (opcinal) e não obrigado e nem norma . A decisão é pessoal evoluntaria, e evitamos assim, arrependimentos futuros
Nenhum comentário:
Postar um comentário